Folhas de cálculo com OpenOffice 

Calc é o módulo de folha de cálculo do OpenOffice. Utilize esta aplicação, por exemplo, para tratar os seus dados contabilísticos privados ou empresariais. Se o Writer já estiver a correr, inicie Calc seleccionando ‘Ficheiro’ -> ‘Novo’ -> ‘Folha de Cálculo’.

Depois de iniciar, Calc apresenta uma folha de cálculo vazia dividida em linhas e colunas. As linhas são numeradas de cima para baixo e as colunas são numeradas da esquerda para a direita. A intersecção de uma linha e uma coluna marca a localização de uma célula, pelo que cada célula tem uma coordenada de endereço única. Por exemplo, o endereço B3 refere-se à célula localizada na segunda coluna (B) e na terceira linha. Este endereço é também mostrado no topo, à esquerda do campo de entrada.

Uma célula pode estar activa ou inactiva. A célula actualmente activa tem uma moldura preta grossa à sua volta. Para activar outra célula, mover a moldura com as teclas do cursor ou clicar noutra célula com o rato. É possível editar uma célula se esta estiver actualmente activa.

Mudança de atributos de célula

Para introduzir algo numa célula, basta escrever nessa célula. Por defeito, os textos são alinhados para a esquerda e os números para a direita. Para confirmar a sua entrada, prima Return. Para alterar a formatação das células seleccionadas, clique com o botão direito do rato para abrir um menu de contexto e seleccione ‘Formatar Células…’. Isto abre um diálogo no qual se pode alterar os atributos das células. O diálogo, como mostrado em “The Cell Attributes Dialog”, tem os separadores ‘Numbers’, ‘Font’, ‘Font Effects’, ‘Alignment’, ‘Borders’, ‘Background’, e ‘Cell Protection’. Ao activar ‘Protegido’ em ‘Protecção de Células’, evita que uma célula seja modificada.

Um exemplo prático: Despesas Mensais

Os cálculos podem ser feitos usando fórmulas. Quaisquer valores numéricos introduzidos nas células podem ser usados em fórmulas, referindo-se às coordenadas únicas de cada célula.

Por exemplo, pode querer manter um registo das suas despesas mensais. Isto pode ser feito escrevendo alguns itens numa folha de cálculo muito básica como em: “A Spreadsheet Example for Calc”. A célula B3 contém a conta telefónica de Janeiro e B4 as despesas de combustível. Para somar os dois montantes, introduzir = B3+B4 na célula B5. Agora a célula B5 deve mostrar o resultado correspondente. Se tiver digitado incorrectamente os números (ou estimou incorrectamente a sua conta telefónica), basta introduzir novamente os montantes e Calc actualizará automaticamente a soma.

Calc oferece muitas funções para além das quatro operações aritméticas fundamentais. Está disponível uma lista completa organizada em categorias em ‘Inserir’ -> ‘Função…’. Qualquer folha de cálculo pode ser facilmente alargada. Por exemplo, para inserir outra linha entre Combustível e Soma, clique com o botão direito do rato no botão 5 para a esquerda e seleccione ‘Inserir linha’ no menu de contexto. Uma nova linha é inserida abaixo da linha actual e pode ser imediatamente utilizada para entrada adicional.

A inserção de fórmulas da forma acima referida é trabalhosa quando muitas células estão envolvidas. Por exemplo, se tiver vários itens na sua coluna A e quiser adicioná-los, tente a função SUM. No campo B6, introduza a fórmula =SUM(B3:B5). Uma possibilidade alternativa é clicar no ícone Sigma (Sigma) ao lado da linha de entrada e introduzir manualmente o intervalo. Esta fórmula adiciona todos os números de B3 a B5. Também é possível especificar vários intervalos ao mesmo tempo.

Como mostrado na fórmula acima, um intervalo é definido por dois endereços de células separados por dois pontos. Em contraste, os intervalos são separados por ponto e vírgula. Assim, a fórmula = SUM(B3:B5;D3:D5) acrescenta tudo de B3 a B5 e de D3 a D5. Basicamente, a fórmula é uma forma curta de uma mais longa, que se leria: = B3+B4+B5+B5+D3+D4+D5.